Saúde! - ziller.com.br - Site de Henrique Ziller

Saúde!

Será possível fazer essa saudação no DF?

A crise da Saúde no DF é resultado, dentre outras forças que atuam nesse universo tão complexo, dos interesses econômicos e financeiros de diversos grupos empresariais que postulam um Sistema Unico de Saúde privatizado. O movimento sanitarista, que construiu esse sistema universal de atendimento, vê-se hoje acossado pelas verdades indisputáveis do mundo globalizado: o poder público não fornecer os serviços de saúde de maneira adequada.

Brasília vem sendo submetida a essa lógica de privatização. Por um breve período (pelo menos), no entanto, andaremos na outra via, que é a tentativa de recuperação dos valores e dos ideais que criaram o SUS. Nossa secretária de Saúde, Dra. Fabíola Aguiar – sanitarista histórica -, apesar do caos que se instalou na área, já está conseguindo organizar o atendimento. Alguns hospitais já conseguiram fazer as cirurgias de pacientes que estavam na fila há dias, e meses. As compras vão deixar de ser feitas pela central de compras do Governo, e vir para uma secretaria especializada no âmbito da Saúde. Os processos licitatórios, agora realizados com transparência, começam a andar. Por muito tempo, vinham sendo criadas barreiras artificiais para impedir que eles fossem a frente, para se fazerem compras emergenciais, com dispensa de licitação.

Há outras boas notícias, mas elas só vão ser realmente boas se essas medidas administrativas resultarem num melhor atendimento à população. Precisamos aguardar um pouco para ver.

Para complementar os esforços dos administradores, ou para confrontá-los quando não são feitos em prol do interesse públicos, devemos constituir a Auditoria Cívica na Saúde. Trata-se de um movimento no qual os cidadãos, organizados, e lado a lado com seus representantes eleitos, fiscalizam a prestação dos serviços nos hospitais e postos de saúde.

Esse é um projeto que colocarei em prática se for eleito. Saúde!

Deixe uma resposta

Fechar Menu