Eu ou nós? Meu ou nosso? - ziller.com.br - Site de Henrique Ziller

Eu ou nós? Meu ou nosso?

Ontem, um correligionário me abordou sugerindo que em meu folheto de campanha eu trocasse a frase “em meu mandato eu vou” por “em nosso mandato nós vamos”. Acho que ele tem razão em me sugerir o que me sugeriu, assim como eu tenho razão em escrever o que escrevi.

A ideia dele – e já é a segunda vez que me adverte a respeito – tem a ver com uma necessária mudança de mentalidade, na qual prevaleça uma noção coletiva da existência e da vivência humanas. A superação da privatização da vida, da circunscrição de todos os temas às decisões e interesses pessoais. A hipervalorização da individualidade torna-se cada vez mais um valor acima de qualquer objeção.

De outro lado, não gosto da falsa humildade, do discurso que se esconde atrás da primeira pessoa do plural. O mandato que me vier a ser concedido será produto do esforço de muita gente, mas a responsabilidade será minha por tudo aquilo que eu fizer em seu exercício. Nesse sentido, esse mandato é meu, e pelo que eu fizer devo ser cobrado.

Em parte, o mandato será nosso, pois a partir dele espero poder canalizar as expectativas de meus eleitores. Na responsabilização que dele poderá advir o mandato será só meu.

Deixe uma resposta

Fechar Menu