Henrique Ziller

Henrique Ziller nasceu em Belo Horizonte no dia 18 de junho de 1959 e se mudou para Brasília aos 2 anos de idade.

Sempre se sentiu incomodado com a desigualdade e a exclusão social no País, e durante sua vida participou de algumas iniciativas e organizações que atuam na reinserção social de indivíduos marginalizados pela sociedade, como usuários de drogas e moradores de rua.

Em 2001, Ziller foi aprovado no concurso para Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União e lá conheceu com mais profundidade a gravidade do problema da corrupção e da má utilização do dinheiro público, como causa da desigualdade social e da pobreza no País.

Desde então, Ziller atua no combate a esses problemas, incentivando que a própria sociedade seja ativa no controle e na fiscalização do poder público.

Entre seus projetos está a fundação do Instituto de Fiscalização e Controle que realiza ações de controle social que incluem a participação ativa dos cidadãos.

Quando assumiu o cargo de Controlador-Geral do Distrito Federal, em 2015, Ziller procurou, mais uma vez, causar impacto no combate à corrupção, dentro da mesma filosofia de incentivo à cidadania ativa.

Com o projeto Controladoria na Escola, promoveu a conscientização dos alunos de escolas públicas para a identificação e a solução dos problemas identificados em suas escolas.

Somando-se a isso sua experiência como assessor parlamentar tanto na Câmara Legislativa do Distrito Federal como na Câmara dos Deputados, Ziller reúne conhecimento para desempenhar as duas principais obrigações de um parlamentar que são legislar e fiscalizar os gastos públicos.

Minha História

Tribunal de Contas da União

Aprovado no concurso público do Tribunal de Contas da União.
2001

Presidente da União dos Auditores Federais de Controle Externo

Eleito como presidente da Auditar, associação de âmbito nacional que promove a integração e o aperfeiçoamento técnico profissional dos Auditores Federais de Controle Externo.
2003

Lançamento do Projeto Adote um Município

Participa, em 2004, da criação do Projeto Adote um Município, uma iniciativa de combate à corrupção que funciona através de um sistema no qual as pessoas da comunidade e funcionários públicos da área de controle de finanças trabalham juntos contra a corrupção.
2004

IV Fórum Global de Combate à Corrupção

Participa do IV Fórum Global de Combate à Corrupção, que visou apresentar casos concretos e análises de boas práticas na luta contra a corrupção.
2005

Fundação do Instituto de Fiscalização e Controle

Em 2005, é um dos fundadores do IFC, que atua ensinando cidadãos a exercerem o controle social da gestão pública.
2005

Caravana Todos Contra a Corrupção

Participa da Caravana Todos Contra a Corrupção, que visitou os municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger em Mato Grosso. O objetivo era chamar a atenção dos moradores locais para a importância do combate à corrupção.
2005

Encontro de ONGs de Controle Social promovido pela Amarribo

Participa do encontro de ONGs de Controle Social, com o objetivo de compartilhamento de conhecimento e boas práticas no combate à corrupção.
2006

Dia Mundial de Combate à Corrupção

Manifestação em Brasília no Dia Mundial de Combate à Corrupção.
2007

I Seminário Nacional de Controle Social

Participa do I Seminário Nacional de Controle Social que tinha como objetivo apresentar boas práticas de participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública e debater os limites e as possibilidades do exercício do controle social no Brasil.
2009

VIII Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida

Em julho de 2009, participa da VIII Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida que percorreu mais de 300 km a pé nos municípios do Piauí, ensinando a população mecanismos para fiscalizar obras e recursos públicos.
2009

Auditoria Cívica na Saúde

Atua no projeto Auditoria Cívica na Saúde, que visa envolver a população nas ações de promoção da transparência das atividades públicas.
2012

Corrida Contra a Corrupção

Em 2012, é um dos organizadores da Corrida Contra a Corrupção. O objetivo era celebrar medidas de combate à corrupção, como a Lei da Ficha Limpa e o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão.
2012

Protesto Contra Indicação de Gim Argelo

Manifesta-se contra a indicação de Gim Argelo ao Tribunal de Contas da União.
2014

Candidato à deputado distrital

Em 2014, é candidato à deputado distrital e conquista 7.911 votos.
2014

Controlador-Geral do Distrito Federal

Em 2015, assume o cargo de Controlador-Geral do Distrito Federal no governo de Rodrigo Rollemberg.
2015

Organização Cristã Visão Mundial

Participa da Organização Visão Mundial, que atua no desenvolvimento e respostas às situações de emergência.
2016

Premiação Controladoria na Escola

Premia dez instituições de ensino do Distrito Federal a partir de seu projeto Controladoria na Escola. O objetivo do projeto é conscientizar alunos de escolas públicas sobre a necessidade de participação social no cotidiano escolar.
2017

Pré-Candidato à Câmara Legislativa

Deixa o cargo de Controlador Geral do Distrito Federal para ser pré-candidato à deputado distrital.
2018
Fechar Menu