A sociedade contra a corrupção - ziller.com.br - Site de Henrique Ziller

A sociedade contra a corrupção

O fato é que se uma determinada coletividade convive tanto tempo com um problema isso ocorre porque, na verdade, a coletividade não o considera um problema… Essa é a constatação frustrante a que chegamos, após tantos anos de luta contra a corrupção, ao perceber que a acomodação dos governados não só legitima a corrupção de grande parte de seus governantes, como também sinaliza que e se esses governados estiverem no poder, agirão da mesma forma..

Mas a reestreia dos caras-pintadas na rua, no dia 7 de setembro próximo pode ser uma novidade bem-vinda. Talvez alguma coisa mude daqui para a frente.

Sinto-me na obrigação de louvar minha presidenta (fiquei tão animado com a disposição dela em brigar com os corruptos que aceitei chamá-la de presidenta…) porque ela deu a partida para essa mobilização toda que está sendo feita. Cabe a nós, agora, levar adiante o movimento. Fico me perguntando se Dilma faz ideia das consequências do movimento que desencadeou…

O problema é que nós vivemos nos extremos. Por um lado. toleramos cinicamente a corrupção. Por outro lado, exigimos uma pureza de procedimento absurda, que nenhum mortal é capaz de observar. Isso é péssimo, pois se traduz em leniência ou caça às bruxas, sendo que, quando se caçam bruxas, o menor deslize que seja torna a pessoa uma dessas bruxas. É a reedição dos fariseus que faziam Jesus perder a linha.

Falta bom senso nesse jogo, pois os limites nunca são claros e ninguém é inteiramente íntegro ou inteiramente corrupto.

Mas, nesse momento, muito melhor para nós será uma sociedade que cace bruxas do que uma sociedade leniente com apropriação privada do recurso público. Mas, fica o alerta, precisamos de sabedoria e bom-senso porque a coisa pode desandar ainda mais se formos com sede demais ao pote.

Este post tem 3 comentários

  1. Vejo com satisfação e muita esperança a volta dos caras-pintadas às ruas e a disposição da Presidenta Dilma em enfrentar a corrupção. Creio que a proposta de uma luta contínua no combate e prevenção da corrupção deve ser disseminada entre os diversos setores da sociedade para que as coisas enfim mudem no nosso país.

  2. A nossa nação foi edificada sobre um emaranhado de situações diversas que no principio se deu Com uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta que enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. E de lá para cá vem se cultivando a lei de Gerson a qual se prega que o sujeito deva levar vantagem em tudo e no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais. Sabemos que culturalmente o nosso povo é pacifico em relação a manifestações de combate a corrupção, mais os ultimos governantes tem mudado a direção dessa herança maldita que pairava sobre nossa nação e alguns desses que foram colocado pelo povo para governar e se corromperam pelo poder tem caido e muitos ainda cairão. Para nos que conhecemos o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo temos a convicção que cada governante prestará conta do seu governo ao Deus a que servimos e Justiça será feita.

Deixe uma resposta

Fechar Menu