Educação para a cidadania, esse é o caminho - ziller.com.br - Site de Henrique Ziller

Educação para a cidadania, esse é o caminho

O post de hoje é de autoria de Bruna Mara Couto*

Outro dia estava conversando com um colega do TCU e surgiu o assunto: devíamos atuar na educação básica, formando cidadãos desde a infãncia. Entre dois auditores preocupados com a efetividade do nosso trabalho e com os resultados que a sociedade espera de nós, a conversa rendeu por alguns bons minutos, além de muitas idéias. Esse tema, claro, me lembra alguns projetos da Auditar (União dos Auditores Federais de Controle Externo do TCU), do IFC (Instituto de Fiscalização e Controle) e do TCU.

Primeiro, na área do controle social, o Projeto Adote um Município e as Caravanas Todos Contra a corrupção. Como já participei de uma caravana, posso testemunhar o quanto esse projeto é importante para sairmos de nossa sala, de nossos processos, de nossa burocracia estatal, e irmos ao encontro dos anseios das comunidades de pequenos municípios, e fazermos alguma diferença para a vida das pessoas.
Segundo, na área de educação para a cidadania, com aquela revista em quadrinhos criada pelo TCU para o público infantil. A formação de cidadãos no meio escolar é uma ação essencial para ser encampada pelo Estado Brasileiro. É inconcebível que matérias como cidadania, ética, direitos constitucionais básicos, princípios de administração pública e controle, não sejam ainda obrigatórias nos currículos escolares. Seria uma abordagem introdutória desses temas complexos, claro, mas com o intuito de formar esses conceitos nas pessoas, desde crianças. E o que estávamos discutindo, eu e meu colega, eram idéias nesse sentido.
Por exemplo, nós, como auditores de controle externo do TCU, poderíamos nos revezar em visitas regulares a escolas públicas e privadas de educação média, explicando para jovens e crianças o que nós fazemos em termos de controle, o que é uma licitação, como devem ser realizadas as contratações públicas, como são as regras de contratação de servidores públicos, o que eles, como cidadãos, podem fazer para exercer a fiscalização das ações governamentais e fazer valer seus direitos, e coisas do tipo.
Enfim, o papo foi profícuo, algumas idéias poderiam ser aproveitadas pelos nossos representantes legislativos…

Bruna é Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, e presidente da Auditar – União dos Auditores do TCU.

Deixe uma resposta

Fechar Menu