"Há uma rachadura em todas as coisas... - ziller.com.br - Site de Henrique Ziller

“Há uma rachadura em todas as coisas…

…e é por ali que a luz penetra”.

Essa é uma das frases que considero mais interessantes de Leonard Cohen – compositor canadense. Toda a letra dessa música é bonita, de poesia impactante: “toquem os sinos que ainda podem ser tocados”…  O título da música é Anthem.

Se bem entendi a letra, Cohen diz que devemos deixar de lado passado e futuro e tocar os sinos que ainda podem ser tocados, concentrar-nos naquilo que é possível salvar agora. Tempos bons e maus virão novamente, o que interessa é o presente.

E a rachadura, os defeitos que todas as estruturas têm contêm em si a possibilidade de sua transformação, de sua redenção.

Cohen é sombrio. Mas mesmo diante de seu profundo realismo diante da democracia e do futuro, Cohen professa a esperança. Não é outra a ideia que vem da afirmação de que é “por ali que a luz penetra”.

Não é necessário ir muito longe para perceber que Cohen também tem pouquíssima esperança nos políticos. Talvez só com muita desconfiança de si mesmo e de todo ambiente no qual se coloca é que um político possa perceber a luz penetrando as rachaduras.

Este post tem um comentário

  1. Gostei muito desse texto, da “rachadura em todas as coisas…”, li o original em ingles, e ouvi a musica “Anthem”, e… gostei imenso. Muito obrigado por ter sido apresentado a um cantor dessa magnitude, o Leonard Cohen. Nunca havia escutado uma musica dele. Belo tema para uma campanha como a sua, uma bela campanha, e belo tema para os dias atuais em que vivemos. Bela musica, bela letra, boa poesia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu