Auditoria cívica - o que é isso? - ziller.com.br - Site de Henrique Ziller

Auditoria cívica – o que é isso?

Já temos dois grupos em vista para a Auditoria Cívica da Saúde. Um em São Sebastião e outro no Itapuã. Realizar essa atividade como parlamentar distrital possivelmente ajudará a potencializar seus resultados.

A ideia é simples: um grupo de cidadãos, voluntários, será treinado para compreender o funcionamento dos hospitais e demais unidades de saúde pública. Em um dia determinado, esse grupo vai à uma dessas unidades para entrevistar os usuários, os servidores e fazer uma avaliação do atendimento.

Algumas perguntas básicas vão orientar o trabalho: os pacientes estão sendo atendidos de maneira adequada? Seus problemas estão sendo resolvidos? A unidade de saúde dispõe de equipamentos em condições, materiais e medicamentos? Hà profissionais de saúde, das especialidades mais procuradas, à disposição da população?

As constatações dos audiores cívicos serão levadas para os profissionais responsáveis por essas unidades. O grupo que faz o trabalho estará pronto, também, a colaborar naquilo que for possível para a solução dos problemas encontrados.

Não há saída fácil para a crise da saúde. De qualquer maneira, a fiscalização cidadã é uma necessidade imperiosa para melhoria dos serviços prestados.

Deixe uma resposta

Fechar Menu