Agência e Estrutura - ziller.com.br - Site de Henrique Ziller

Agência e Estrutura

Esse debate de nome imponente, nas ciências sociais, trata-se, na verdade, de uma pergunta um tanto comum: é possível fazer alguma mudança em estruturas de poder? Pode uma pessoa, de maneira voluntarista, vencer os grandes desafios de transformar sistemas tradicionais que parecem impermeáveis à mudança?

Muitos autores argumentam a favor de um mundo determinista, na qual o indivíduo nada pode. Outros vão demonstrar exemplos de gente que fez, que rompeu, que desmontou, que recriou, que superou. A verdade deve estar num ponto central entre os dois extremos.

Fato é que estruturas desabam. O tráfico de escravos e a escravatura (Wilberforce), a segregação racial (Luther King), o apartheid (Mandella). Quem diria que essas estruturas poderosas seriam um dia abaladas? E, quem poderia supor que o esforço de tantos militantes, capitaneados por gente como Marlon Reis e Jovita poderia, algum dia, emplacar o Ficha Limpa no Brasil?

As estruturas, com o tempo, apresentam fissuras. Nesse momento, é necessário que existam os “agentes” a postos para bater em suas colunas de sustentação para que desabem, e, na sequência, façam uma nova construção onde estavam as antigas ruínas. Esses agentes devem ter claro compromisso, demonstrado em sua vivência diária, com as causas da justiça.

A estrutura de poder no DF está fissurada e ruindo. A população precisa colocar no poder aqueles que podem desmontá-la, e criar algo novo em seu lugar. Gente que se inspire nos mais altos valores humanos, como a justiça e a solidariedade.

Este post tem um comentário

  1. A fissura não é apenas no DF, mas em todas as instituições de todos os estados do Brasil. Mantêm-se ainda em pé graças a uns poucos que fazem um esforço sobre-humano para que continuem funcionando. É possível sim desmontar, desfazer e refazer – o processo já começou. Como disse, as marteladas certeiras de visionários como Dr. Márlon, Jovita, também você e tantos outros desafiaram a incredulidade dos derrotistas de plantão e estão colocando por terra as colunas da crença de que este país não tem jeito. Os paradigmas estão sendo quebrados e a Nova Ordem se aproxima. Deus há de permitir que “gente que se inspire nos mais altos valores humanos, como a justiça e a solidariedade” cheguem ao poder. A missão é dura e espinhosa, meu amigo. Mas e daí, quem tem medo?

Deixe uma resposta

Fechar Menu